São João de Meriti prossegue com legalização de documentos
quarta-feira, 12 de junho de 2013Aos 39 anos, Marcelo Silva, que não tinha o registro civil de nascimento e consequentemente nenhum dos benefícios dos governos Federal, Estadual ou Municipal, realizou o sonho de ter o documento em São João de Meriti. Isso foi possível graças à campanha que visa combater o chamado sub-registro e garantir a documentação básica promovida pela prefeitura do município. A ação iniciou na segunda-feira, 10 de junho e prossegue até sexta, dia 14. Os interessados devem ligar para 2751-0204.
“Foi muito difícil viver todos esses anos sem certidão. Só consegui emprego de pedreiro. Estou muito satisfeito. Agora quero trabalhar de carteira assinada e estudar”, disse Marcelo, que aprendeu a ler e escrever sozinho. A mobilização pelos documentos básicos é coordenada pela secretaria municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial e tem como parceiros o Governo do Estado, DETRAN, Defensoria Pública do Estado e 1ª Vara da Família da Comarca de Meriti, Fundação Leão XIII, além das secretarias municipais de Trabalho e Renda, Promoção Social, Saúde e Educação.
O secretário municipal de Direitos Humanos, Paulinho do Sindicato, destacou que foi realizada uma busca ativa da população que não possui registro civil de nascimento, identidade, CPF e carteira de trabalho. “Sem certidão de nascimento, uma pessoa oficialmente não tem nome, sobrenome e nacionalidade. Muito menos cidadania. Montamos pontos de concentração para transportar os interessados até os locais que emitem os documentos. Cerca de 120 pessoas são atendidas diariamente”, disse.
Fonte: Prefeitura Municipal de São João de Meriti
Mais notícias sobre São João de Meriti:
- Educação de Meriti cria projeto de incentivo à leitura
- Quadrilha da Melhor Idade se prepara para apresentação em São João de Meriti em 29 de junho
- Programa Viva Vôlei em Meriti está com inscrições abertas
- Prefeitura de São João de Meriti inaugura o primeiro mural eletrônico da Baixada Fluminense
- Prefeitura de Meriti convoca população para discutir sobre saneamento básico