Meriti implanta programa de saúde para população de rua
quarta-feira, 4 de setembro de 2013A Prefeitura de São João de Meriti, em parceria com o Ministério da Saúde, está implantando o programa “Consultório na Rua”, iniciativa direcionada para atender às pessoas em situação de rua.
O município é o primeiro da Baixada Fluminense credenciado no programa. Para aperfeiçoar os atendimentos, profissionais da saúde participaram de uma oficina de capacitação que teve duração de dois dias e foi encerrada nesta terça-feira, 3 de setembro, no auditório do PAM Meriti.
“Como este curso tem um custo para o Ministério da Saúde, profissionais de outros municípios da Baixada também foram convidados a participar, utilizando São João de Meriti como referência para a implantação do programa. Além de profissionais da saúde, participaram técnicos da secretaria de Promoção Social, que também atuarão como parceiros no programa.
Através de palestras e dinâmicas de grupo, foram abordados temas sobre legislação, planos de ação, tipos de acolhimento e encaminhamentos, entre outros assuntos”, explica a gerente de Vulnerabilidade da secretaria de Saúde, Angélica Oliveira, que coordenou o curso junto com as psicólogas do Ministério da Saúde, Rosana Ballestero Rodrigues, técnica de Atenção Básica, e Camila Franco, técnica de referência da Atenção Básica no Estado.
O “Consultório na Rua” é uma ampliação do “Consultório de Rua”, iniciativa que também faz parte do programa “Crack, é Possível Vencer”, do Governo Federal. Direcionado à saúde da população em situação de rua e também aos moradores de áreas de invasão, o “Consultório na Rua” é composto de equipe multiprofissional que atua de forma itinerante em veículo adaptado como consultório médico.
Em São João de Meriti a equipe será formada por médico, psicólogo, assistente social, enfermeiro, técnico em enfermagem, auxiliar de saúde bucal e seis agentes sociais. A equipe tem como base a unidade de saúde Vila União, em São Mateus. O trabalho de cadastramento de moradores em situação de rua já começou.